6 de mar. de 2010

Projeto "Crianças Cabeludas" Pede auxílio para construção da sede.




A capoeira é uma importante ferramenta de educação e transformação para o ser humano. Pensando nisso Caio Marcel, conhecido no mundo da capoeiragem como Formado Crente, solicita ajuda da comunidade e empresários para a construção da sede do projeto social “Crianças Cabeludas de Camaçari”, no bairro do Parque das Mangabas.

De acordo com Caio, o projeto teve início no ano de 2006 e atende 45 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 20 anos. Ele também informou que em 2009 conseguiu um terreno com ajuda da mãe, e neste ano a campanha para arrecadação de fundos e/ou materiais para a construção de um galpão continua. “A conclusão das obras o projeto possibilitará o aumento do número de jovens atendidos, bem como a inclusão de novas atividades sociais e educativas”, declarou.

Formado Crente faz parte do Grupo de Capoeira Regional Porto da Barra, fundado no dia 17 de maio de 1994, por seu atual presidente: Antônio Sérgio Pinho Freire de Carvalho, conhecido nas rodas da capoeiragem baiana como Mestre Cabeludo. A metodologia seguida pelo grupo tem como missão a preservação dos elementos históricos, culturais e rituais existentes na capoeira regional do saudoso Mestre Bimba e realização de trabalhos de cunho social.

Responsabilidade Social

O Projeto Social “Crianças Cabeludas de Camaçari” oferece aulas gratuitas. Segundo Formado Crente, a metodologia de ensino extrapola a prática de exercícios físicos e de movimentos de capoeira, dada a condição de carência social existente na comunidade. “Nesse contexto, outros pontos são abordados, como por exemplo: o papel social, a vida familiar e o histórico escolar” disse.

Ainda são apresentados palestras e vídeos relacionados à cultura, a fim de promover discussões sobre o papel do cidadão, dentro do contexto histórico e cultural do país e, mais precisamente, dentro da comunidade local, além da realização de aulas de canto e de instrumentos (ligados à liturgia da capoeira).

Também são realizadas ações sociais em paralelo, como: distribuição de cestas básicas, roupas e fraldas descartáveis, além de ações em conjunto com o ConselhoTutelar do município, ONG´s e a Associação de Moradores do bairro.

As despesas são pagas com o auxilio de amigos, venda de rifas, do Grupo Porto da Barra e do próprio idealizador do Projeto (Formado Crente). Anualmente é realizado o batizado e troca de graduações. Neste evento, algumas empresas e comerciantes contribuem.
O custo anual do projeto gira em torno é de 7,5 mil, dentre as despesas relacionadas a aquisição de camisas, calças, cordas, instrumentos, transporte dos alunos e a realização do batizado.

Para colaborar com o projeto é só entrar em contato com:
Caio Marcel Simões Souza (Formado Crente)
Telefone: 71 8841-9199

Nenhum comentário: